Líder FM Carnaubais

quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Problema sanado

Depois de 4 pequenos incêndios, de pressão feita pela comunidade escolar da escola Abel.

O problema com o transformador foi resolvido na tarde de hoje 31/10/2019, o reparo foi realizado pela B&Q empresa terceirizada da Cosern, onde foi feita uma pequena atualização na rede elétrica daquele setor.
 
As aulas retornaram semana que vem.
(Foto tirada pelo professor Nicolau Cavalcante)

Carreta móvel do SENAC chegará em Carnaubais com cursos nas áreas de comércio e informática

O secretário da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Wanderley Mendes, recebeu nesta quinta-feira (31) a visita de Lucília, do SENAC RN, para tratar de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Fecomércio que garantirá a realização de quatro cursos profissionalizantes em Carnaubais.

As inscrições estarão abertas na próxima segunda-feira, dia 4 de novembro. A aula inaugura está prevista para acontecer em 18 de novembro.

Estão sendo ofertados quatro cursos gratuitos: Estratégia de venda; qualidade no atendimento; técnicas avançadas de Softwares e outro de técnicas de wold e exel.

Quatro turmas com 14 alunos cada uma, serão atendidas pelo PSG (Programa Senac de Gratuidade) que tem como objetivo a capacitação e qualificação de pessoas no incentivo a geração de renda e emprego.

Wanderley Mendes enfatizou a importância do programa em ofertar e facilitar o acesso a capacitação profissional com cursos gratuitos, como ainda ampliando a oportunidade das pessoas de se recolocarem no mercado de trabalho.

Fonte: Blog Toni Martins.



Em nota: até o fechamento desta matéria ainda não foi informado o local de inscrição para os cursos acima citados.

Utilidade


novidades...

A partir de hoje nesta coluna social e independente, teremos a nossa rádio local.

Potencialidades

Não é de conhecimento de apenas uma ou duas pessoas, de que nossa cidade tem um potencial enorme para o setor agrícola, setor esse que cresce a todo ano trazendo inovações tecnológicas para afim de melhorar a qualidade da produção brasileira, em nossa cidade temos também vários técnicos em agroecologia formados, outros em formação, mas o fato é que esses jovens ao terminarem seus cursos ficam parados alguns buscam ensino superior para outras áreas de atuação profissional(muita das vezes cursam ensino superior que não tem nada a ver com o técnico que cursaram) sendo que o que falta é incentivo na própria cidade para que esses profissionais tenham capacidade de mostrar o que aprenderam dentro do IFRN, trabalhar com o sistema agroecologico não é nada fácil, nem muito menos barato, pois necessitada de muito trabalho brassal, o que geraria empregos.

O que falta para botarmos em pratica o conhecimento desses jovens em prática?, será que com um pouco de incentivo esse e outros projetos não dariam certo em nossa cidade fortalecendo a nossa economia, gerando emprego e renda para nossa população, mas acredito que nossas governantes não querem isso, pois até a nossa feira de domingo está em seu ponto morto.

Acredito que esse problema possa ser resolvido, mas será preciso muito empenho de todos da PMC, da população carnaubaense, e do setor privado de nossa cidade, assim conseguiríamos dar um "Upgrade" na nossa economia local, vale a pena aceitar essa ideia.

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Comando determina afastamento de policias militares do RN envolvidos em morte de PM da Paraíba





O Comando Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte informou, na manhã desta quarta-feira (30), que determinou o afastamento dos policiais militares potiguares envolvidos em uma operação que resultou na morte de um colega PM da Paraíba, na tarde desta terça-feira (29) em Tacima, município paraibano.

A corporação afirmou que os policiais militares lotados no 8° Batalhão de Polícia Militar, sediado em Nova Cruz, foram à comunidade de Cachoeirinha, no município da Paraíba, à procura de um homem que tinha um mandado de prisão em aberto, expedido pela justiça do Rio Grande do Norte.

Ainda segundo a PM, durante a abordagem em via pública houve uma troca de tiros com um homem que estava com seu veículo próximo ao local. "Durante a contenda, o cidadão foi atingido e devidamente socorrido à unidade hospitalar mais próxima. Foi constatado posteriormente que se tratava de um Policial Militar do Estado da Paraíba", informou ainda a corporação.

Após a constatação, o comandante do Policiamento do Interior e o comandante imediato dos Policiais Militares foram à cidade paraibana para acompanhar o desdobramento da ocorrência policial.

"Os policiais militares do Rio Grande do Norte foram ouvidos em procedimento policial gerado pela Polícia Civil/PB, onde apresentaram suas respectivas armas de fogo a autoridade policial. O Comando da PMRN determinou o afastamento dos PMs das suas funções e a instauração imediata de Inquérito Policial Militar objetivando apurar as circunstâncias dos fatos", afirmou a corporação.







Fonte: G1 RN

Mossoró registra seis homicídios entre a noite de segunda e madrugada desta quarta

Entre às 22 horas da última segunda-feira, 28, e a madrugada desta quarta-feira, 30, a cidade de Mossoró registrou seis assassinatos elevando para 178 o número de homicídios na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. Os dois últimos crimes aconteceram nos bairros Papoco e Santo Antônio.

Por volta das 21 horas desta terça-feira, Valmir Alves Segundo foi morto a tiros por elementos que chegaram em um carro branco ao Açai de sua propriedade. O crime aconteceu na Rua Manoel Adelino, na região do Papoco, no bairro Planalto 13 de Maio. Este foi 177º homicídio do ano na cidade.
Segundo informações, o homem de 25 anos tinha passagem pelo sistema prisional de Mossoró. Ele era acusado pelos crimes de porte ilegal de arma, tráfico de drogas, assalto e era suspeito de envolvimento num duplo homicídio no bairro Boa Vista. A policia não descarta a possibilidade do crime está relacionado a briga envolvendo facções criminosas e Valmir era membro do conhecido grupo dos caveiras com atuação no bairro Belo Horizonte aonde ele morava.
Já a morte violenta de número 178 do ano no município ocorreu por volta das 02h desta quarta. José Eduardo de Melo Andrade foi executado. Ele estava na casa do pai localizada na Rua Tabelião em Menescal, no bairro Santo Antônio. Ele foi alvejado com vários tiros, após ter sua casa invadida pelos assassinos e morreu deitado na rede onde dormia.
 
Os criminosos arrombaram o portão da garagem na lateral da casa, invadiram a residência e mandaram que os pais de José Eduardo se afastassem e o executaram com tiros principalmente na região da cabeça.

No início da tarde desta terça-feira (29), ocorreu duplo homicídio dentro da Escola Margarida Maria de Freitas, no conjunto Abolição III (zona oeste). A escola há muito tempo que não funciona mais.
Foram mortos os jovens Saulo Guilherme Martins, de 16 anos de idade, e Samuel César Araújo Bernardo. Eles estavam dentro da escola, quando foram surpreendidos pelos criminosos. As vítimas foram baleadas possivelmente com tiros de escopeta e morreram no local.
Antes, por volta do meio dia, o taxista Marcílio Ferreira Bento, natural de Alexandria, 34 anos, foi morto a tiros em um bar na rua Afonso Pena, bairro Bom Jardim, zona norte de Mossoró. Segundo informações, ele estava almoçando numa mesa embaixo de uma planta, quando foi surpreendido por dois criminosos que estavam numa motocicleta.
 
Já na noite de segunda-feira (28), o jovem Daryo Magdyel Barbosa Ferreira, 24 anos, foi atingido a tiros no conjunto Jardim das Palmeiras, ao lado do Ceduc, no bairro Dom Jaime Câmara, zona leste da cidade. Ele foi socorrido para o Hospital Tarcísio Maia, mas não resistiu. 
 
Fonte: Jornal de Fato

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Incendio e aulas suspensas por tempo inderterminado

Chegou a nossa redação informação, que a escola Abel Alberto da Fonseca ficará sem aula por tempo indeterminado. 


O motivo se da por conta de problemas na rede elétrica que segundo relatos dos alunos e professores o mesmo tem ocasionado panes e pequenos incêndios que podem se transformar em algo de maior proporção.

O problema não é algo novo, o próprio Ver.Nicolau Cavalcante(Pc Do B), já havia anteriormente(a algum tempo atrás), repudiado tal acontecimento na mesma instituição de ensino, segundo a professores e pais de alunos, o problema vem sendo jogado de um lado para outro feito um ping-pong(Entre a PMC X Cosern), pois a PMC culpa a Cosern por não instalar um transformador de maior potencia, a comunidade escolar da referida escola citada, entraram em um acordo de suspender as aulas ate que o problema fosse solucionado, juntamente com a decisão citada acima, os mesmo enviaram representantes para uma audiência juntamente com o secretario de Educação e o prefeito, para juntos buscarem uma solução.


Em nota: Este blog, acha que alguém tem que tomar uma providencia antes que algum acidente de grandes proporções possam vir a ocorrer, para isso o problema deve ser solucionado o mais rápido possível, para os estudantes da escola Abel não sejam prejudicados.


 
 
(Vídeo feito pelo Professor e Vereador Nicolau durante reunião 
realizada hoje na escola Abel. )






Fonte do vídeo: Vereador Professor Nicolau
 

Do vale do Assu para o mundo

Ele tem nome de ídolo argentino, é fã de Cristiano Ronaldo e quase foi vaqueiro: conheça Gabriel Veron

O sonho de um vizinho fez nascer a conexão entre um jovem jogador de Assu, no interior do Rio Grande do Norte, e o ex-volante Juan Sebastián Verón. Gabriel, atacante camisa 7 da seleção brasileira sub-17, leva o nome do ídolo argentino às costas e na carteira de identidade por um pedido inusitado de um amigo da família. E agora carrega tal peso com a leveza de quem sabe que se destacou muito na estreia do Mundial, contra o Canadá.

“Acho que ele (Verón) ficaria orgulhoso. Acho que consegui desempenhar o futebol que venho trabalhando e acho que eu honrei o nosso nome”, diz Gabriel Veron, sem acento no ‘o’.

A louca relação de seu nome com o pedido do vizinho tem explicação. O fã de Verón sempre quis ter um filho homem. Teve três filhas. Quando a mãe de Gabriel, Gracielly Silva, engravidou, ele não hesitou: pediu aos pais da criança para que seu desejo fosse realizado.

Assim o atacante do Palmeiras e da seleção brasileira sub-17 ganhou o nome do ex-jogador do Manchester United, Inter de Milão e Estudiantes. E agora, com 17 anos, diz que gosta da homenagem, embora seus arranques e dribles rápidos sejam diferentes da técnica e passes refinados do argentino que tem o nome original.

– Gosto muito. Vou honrar como ele honrou. Já vi vídeos, no Youtube, mas nunca consegui ver ao vivo. Era muito bom jogador – comentou o jovem atacante.

Mas para levar o nome Veron à camisa 7 da seleção brasileira levou um tempo. O jovem precisou ser encorajado pela família, especialmente pela mãe e tios, a acreditar que tinha chance no futebol. Seu desejo mesmo era ter a carreira do pai: vaqueiro.

– É a vida do meu pai. Ele é vaqueiro. Ele cuida de vaca, cavalo, ele trabalha na roça. Tentei ser vaqueiro junto com ele, só que nunca consegui. Minha mãe sempre me apoiava a vida no futebol, porque tem mais futuro, né? Com certeza. Fui tentar ser jogador e agora estou aí, na luta – comenta o versátil Veron.

Ano mágico
Gabriel está no Palmeira desde 2017. Era do Santa Cruz de Natal. Em 2018, assinou seu primeiro contrato profissional com o Alviverde e tem multa rescisória de € 60 milhões (R$ 266 milhões, na cotação atual.

Mesmo com 15 anos, foi artilheiro e melhor jogador do Mundial de Clubes Sub-17 do ano passado, com nove gols em seis jogos. Neste ano, conquistou novamente o torneio com o Alviverde. Foi campeão das Copas do Brasil Sub-20, no primeiro semestre, e Sub-17, no início deste mês, com dois gols nas finais contra o São Paulo.

Diante do Canadá, infernizou a defesa dos adversários tabelando com Yan e com suas arrancadas e dribles pelo lado direito. Fez o quarto gol e participou do primeiro com uma linda jogada para dar o passe de Peglow. Aliás, ele mesmo reconhece que o gol foi quase todo seu.

– Eu só falei: ‘faz e me abraça’. Mas acho que é o trabalho de toda a equipe, que a gente vem trabalhando toda a temporada. É meu, dele, toda a equipe – brincou o jovem atacante.

Tanta força, disposição e velocidade o fez ganhar nova alcunha na seleção brasileira: o Raio.

– Todos começaram a me chamar assim, porque quando eu colocava na frente de um jogador ninguém conseguia me parar, me pegar. E colocaram esse apelido por causa da minha velocidade.

GV7
Não é por acaso que a camisa 7 é usada no Palmeiras e na seleção brasileira. Cristiano Ronaldo é a referência de Veron. Não só na escolha do número que usar. Mas também na hora de fazer suas escolhas em campo.

– Ele sempre busca fazer o melhor dele e bater os próprios recordes. Acho que sim (têm estilos parecidos). De força, sempre buscar o melhor, fazer os gols – comentou Gabriel.

Veron chegou aos seis gols em 20 jogos com a seleção brasileira sub-17. Seu nome apareceu no jornal espanhol “Mundo Deportivo” como possível alvo do Barcelona, que enviou representante para o Mundial no Brasil. Mas o assédio não o afeta.

– Me sinto feliz, mas estou focado na Copa. Sou jogador do Palmeiras. Estou focado na Copa, em fazer uma boa Copa. Ter um bom desempenho, mostrar meu futebol e deixar as coisas naturalmente.

Fonte: Globo esporte

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Aos leitores

amigos leitores faço aqui um pedido de desculpa, por as vezes ocorrer alguns erros de ortografia em meus textos, pois algumas vezes estou sem o computador e realizo postagens pelo smartphone, onde no mesmo se tem corretor automático, onde muita das vezes corrige as palavras da maneira que o mesmo acha ser correto, deixando assim o texto ou frase em muita das vezes sem nexo, peço desculpas a todos.

Óleo no litoral diminui procura por frutos do mar e pescadores relatam desespero

Em Pernambuco.

Desde que o óleo começou a aparecer no litoral do Nordeste, pescadores registraram uma queda significativa na venda de frutos do mar. Quem trabalha na praia de Candeias, no município de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, torce para que a maré negra vá embora. Esse foi um dos pontos atingidos pelo óleo, de origem ainda não identificada.

Wilton José do Nascimento, de 43 anos, foi com os seis filhos para a praia nesta segunda-feira (28). O trabalho do dia foi limpar o barco, que já completa nove dias parado, desde que voltou da última pesca e não vendeu nada.


"A gente quer trabalhar e não pode. Estamos comendo o que tem porque dinheiro não está entrando. Temos disposição, saúde, mas não conseguimos trabalhar. Meu sustento é pescaria, não tenho outra profissão. O que trouxe da última vez, não consegui vender. Tudo está guardado. Acabamos comendo o nosso peixe", disse Wilton.


A embarcação dele não é a única "estacionada". O pescador Natalício Reis do Oriente está incluído na lista do Governo Federal para receber a parcela extra do seguro-defeso, mas segue preocupado.

"A gente não está indo mais para o mar porque a Marinha está colocando os barcos na terra. A gente quer ir pescar e não pode. Faz oito dias que eu não vou no mar. É difícil porque a gente vive disso e fica preso", afirmou.

Entre os produtos ofertados, a variedade de quem conseguiu fazer uma última viagem antes da chegada do óleo é grande. Os frutos do mar estão entre cavala, cioba, atum, barracuda e camarões, que não vêm do mar, mas de um viveiro do Rio Grande do Norte. Nem eles estão sendo vendidos.

"É camarão de viveiro, não tem problema nenhum, vendo o mesmo há 20 anos. Sai cerca de 50 quilos por semana, mas as pessoas não compram mais por medo. Não posso pegar novos porque não tem a quem vender. Já baixei o preço, mas não vem nenhum cliente", contou o vendedor Amaro Ramos.

Em nota, a Marinha do Brasil informou que não procede a informação de que pescadores estão sendo impedidos de entrar no mar.

Cidades afetadas

Entre o dia 17 de outubro e a sexta-feira (25), foram recolhidas 1.447 toneladas de óleo no estado. Desde setembro até domingo (27), foram atingidos 13 municípios: Barreiros, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Itamaracá, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista, Recife, Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré.

O desastre ambiental no litoral nordestino deixou o setor turístico apreensivo, com diminuição de reservas em hotéis de Pernambuco nos próximos meses.



Fonte: G1 Pernambuco

Parabéns a todos os servidores públicos da cidade

Hoje dia 28 Outubro de 2019, dia do servidor, que não somente deve ser comemorado hoje mais sim todos os dias do ano, são profissionais dedicados, que estão sempre dispostos a ajudar o próximo, sem distinção de raça ou etnia, este pequeno blog parabeniza todos servidores públicos do nosso país, que contribuem de alguma forma para o crescimento econômico do país.

sábado, 26 de outubro de 2019

Pode se fazer mais

Nos munícipes temos notado muito o descaso de toda a gestão que entrava sai da prefeitura de carnaubais, principalmente os moradores da praça "fantasma", pois assim é conhecida a praça Valdemar Campismo de Maresco, a mesma foi projetada para ser uma academia ou ar livre para os idosos, mais a mesma não saiu do papel, o espaço em volta é bem espaçoso, estátua do ex-prefeito que havia dado início a praça foi a única obra realizada no local, já se passaram anos e nem um banco se quer foi colocado, já está na hora de alguém fazer algo lá.



Praça "fantasma" Valdemar Campismo de Maresco.

De cara nova

O que antes era somente um prédio esquecido e usado basicamente para guardar alguns documentos, o antigo prédio da escola Abel (famoso Abel velho) escola hoje que ganhou um prédio novo a alguns anos atrás, hoje seu antigo prédio que já era usado como setor administrativo da PMC, agora ganha a cara de um verdadeiro centro do setor acima citado, a reforma feita com recursos próprios, será um grande salto na infraestrutura da Prefeitura Municipal de Carnaubais.

Prédio da antiga escola Abel, sendo transformado no novo centro Administrativo.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Manutenção das vias públicas urbanas.

Não é um assunto novo em nossa cidade repararmos buracos dentro da cidade, alguns são feitos pela caern, outros pelo próprio tempo.


       Os que são feitos pela caern demoram pra serem tampados, mais todo mundo tem uma noção de que vão ser... já os que são feitos pelo tempo, ah esses demoram uma eternidade para serem tampados é quando são (kkkk), na rua que moro em carnaubais, tem um que já tem até filho(isso poque tem um novo buraco pequeno bem próximo do gigantesco que a anos faz morada na Avenida Manoel Batista De Souza, o fato é que alguém tem que tomar alguma providência seja a prefeitura ou os próprios moradores.





Em nota: em nossa cidade estão deixando de fazer o simples pra fazer o mais complexo, abre o olho população carnaubaense ano que vem tem caça ao pobre. 



(Buraco da imagem acima não é o relatado na matéria citada, mas também é uma promessa da secretaria de obras da nossa cidade.)

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Perigo na estrada

Chegou a este blog hoje por volta das 12h00, aconteceu um acidente de carro na comunidade de Vila Nova(Carnaubais-RN), veiculo envolvido é de propriedade do governo do estado do RN, que trafegava na RN-016, segundo informações preliminares o veiculo veio a capotar ao tentar livrar buracos existentes na via acima citada.








Em nota: é muito comum acharmos não só buracos, mais como também animais de criação nas estradas estaduais que cortam os municípios, não só nas estradas estaduais mais também dentro das próprias cidades, pensado nisso a única cidade que teve coragem de tentar pelo menos amenizar a situação perigosa de se ter animais soltos em vias públicas, foi a cidade de Macau, onde na mesma o legislativo sancionada uma lei que multa o proprietário que abandonar ou soltar seus bichos em via pública, o exemplo esse que deveria ser seguido nas cidades circunvizinhas na tentativa de evitar acidentes tanto dentro da cidade como em vias estaduais.



 

terça-feira, 22 de outubro de 2019

Ecopark

Com boa aceitação de crianças e pais, o ecopark tem chamado bastante atenção dos pequenos na cidade de carnaubais, o mesmo foi uma iniciativa ímpar na gestão do atual prefeito da cidade de Carnaubais, o Dr.Thiago Meira(PSDB), mesmo com uma iniciativa tão bonita em reaproveitar tal espaço que antes era somente mato é areia e de uma total escuridão, foi com os brinquedos feitos de restos de matérias recicláveis, que trouxeram vida a um espaço até antes esquecido, por gestões anteriores.

       Vale salientar que o mesmo ecopark precisasse de um cuidado especial para sua preservação, pois tal espaço deve ser destinado é prioridade para as crianças, mais é comum ver alguns "Jovens desprovidos de consciência", estão usando de forma incorreta os brinquedos, e esse mau uso pode vir a ocasionar a destruição dos brinquedos, onde deve-se ter uma fiscalização um pouco mais acentuada da parte dos vigias da praça pública, podendo então evitar que as nossas crianças fiquem sem mais essa opção de lazer durante suas oras vagas.


(Ecopark na cidade de carnaubais, na Praça de Santa Luzia.)

Bastidores da politica, Carnaubaense e Estadual

Carnaubaense

Já começou a corrida pelo Executivo e legislativo carnaubaense, este blog já ouviu falar em diversas figurinhas algumas bastante conhecidas em nossa cidade, mais para esse humilde escritor ainda é cedo para afirmar quem vai ou não dar realmente a cara a tapa no pleito do ano vindouro na cidade dos verdes carnaúbas.
     
             Mas temos alguns nomes que estão ganhando força para uma possível candidatura para o pleito a chapa majoritária, onde as novas figurinhas tanto para os que disputaram o Executivo como o Legislativo, terão uma certa dificuldade para alcançar seus objetivos no pleito vindouro em 2020.




Estado

A tão querida e aguerrida Fátima Bezerra(PT), governadora eleita no ultimo pleito, para o governo do estado do RN, a mesma vem descascando muito abacaxi, mas até o momento nada além do normal, pois na opinião de muitos populares o governo não mudou muita coisa só o tempo vai dizer se a (governadora do povo), irar fazer algo de novo em sua gestão na visão dos populares.

Estamos de Volta!!

Este blog é dedicado a noticias referentes a cidade de carnaubais e região, peço desculpas desde já qualquer inconveniente que possa vir, estamos aqui sempre para ajudar qualquer pessoa.